Root não é um termo estranho para quem já está familiarizado com o ambiente do sistema operacional Linux. Acontece que o Android...
Root não é um termo estranho para quem já está familiarizado com o ambiente do sistema operacional Linux.
Acontece que o Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux, um OS de código livre que permite sua edição, modificação e distribuição.
O sistema gratuito já foi muito difundido anos atrás durante o processo de inclusão digital que o Brasil e tantos outros países subdesenvolvidos passaram.
O Que é a Prática Do Root?
Root é um processo que torna o proprietário do aparelho um super administrador do sistema.
Isso permite ao dono do Android alguns privilégios, além de desbloquear a edição do código base.
O root é disseminado por usuários avançados com o objetivo de aumentar o processamento do celular, alterar o consumo de bateria e deletar aplicativos que já vieram instalados pelo sistema e/ou operadora.
Por Que Existem As Limitações Ao Usuário?
As limitações programadas pela plataforma visam, principalmente, a segurança do usuário. Para funcionar do modo que conhecemos, o Android utiliza-se de uma máquina virtual, responsável por executar aplicativos e serviços dentro do sistema.
O que acontece é que a máquina não atinge certas camadas da aplicação, de modo a não interferir de forma fatal no sistema.
Assim, os apps não têm a permissão de agir como administradores do sistema, o que passa a ser possível somente após a realização do root.
A função vem habilitada para que um usuário mais leigo não seja capaz de deletar um arquivo importante ou que o dispositivo não seja invadindo por um vírus capaz de não só roubar todos os dados, como inutilizar o aparelho.
O Root é Uma Prática Condenável?
Sim. Primeiro pela parte do fabricante, já que qualquer meio de violação ao sistema operacional presente no aparelho anula sua garantia e suporte, sem contar que o root deixa os seus arquivos expostos, o que pode causar a morte do smartphone e uma série de erros que podem inutilizar funções básicas como acessar a internet e enviar SMS.
O root é algo que deve ser limitado ao universo de programadores e desenvolvedores, que precisam testar todas as funcionalidades de seus experimentos e permissões do mesmo, por isso, é sempre bom deixar esse tipo de hack para os profissionais do mercado.