Com o lançamento do PlayStation 4 , o DualShock, tradicional controle dos consoles da Sony, também passou por uma reformulação. Está com a p...
Com o lançamento do PlayStation 4, o DualShock, tradicional controle dos consoles da Sony, também passou por uma reformulação. Está com a pegada melhor, ganhou uma luz indicadora na parte traseira, um botão de compartilhamento e entrada para headset. Com tudo isso, jogar no PlayStation 4 fica ainda melhor do que no PS3. Entenda os motivos lendo nosso review completo do joystick e do fone que vem incluso no kit do PlayStation 4.
Design
O controle do PlayStation 4 é, surpreendentemente, maior e mais pesado do que o do PlayStation 3. Ele mede 162 mm x 52 mm x 98 mm e pesa 210g. O antecessor é um pouco menor: 160 mm × 97 mm × 55 mm e mais leve, com 192 gramas. Porém, esta diferença passa despercebida na hora de jogar.
Botões
Adeus, Start e Select. Estes botões, tão tradicionais nos controles do PlayStation, não estão presentes no PS4. Deram lugar ao Options, que é o novo Start, e funciona para pausar jogos, selecionar opções e expandir menus de opções dentro do dashboard do console, que é bem diferente do PS3.
Além dele, o “quadrado”, o “X” e até o “triângulo” são frequentemente usados para confirmar as ações do usuário no dashboard. O “bola” segue como opção para se “desfazer”, ou “voltar”, uma ação. Um detalhe interessante é que, na digitação, não confirma-se a mensagem com o Options, mas sim com o “R2″.
Os botões tradicionais de jogo seguem presentes, incluindo os analógicos, assim como o botão Home, ou PS, que tem as mesmas funções do PlayStation 3. Mas há ainda a maior novidade: o botão Share. Ao tocar nele, o usuário pode compartilhar vídeos e fotos do seu gameplay no Facebook ou Twitter seguindo apenas alguns passos bem rápidos.
O posicionamento dos botões foi bem feito. É complicado se acostumar ao Options logo no início. Afinal, o Start esteve ali no centro do controle por muitos anos e, agora, não vai mais estar, sendo substituído por um botão localizado um pouco acima do “quadrado”. A adaptação não é tão simples quanto parece, mas com o tempo você se acostuma.
TouchPad
Este é um recurso novíssimo e que depende de cada jogo. No Fifa, por exemplo, quando você toca neste Touchpad que ocupa a parte central do controle, para de controlar o time de linha e passa a movimentar somente o goleiro. Ou seja, ele é um botão que ativa uma determinada função especial no game.