Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais famosas do mundo, que apresenta lançamentos semestrais para seus usuários. Conquistando u...
Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais famosas do mundo, que apresenta lançamentos semestrais para seus usuários.
Conquistando um número cada vez maior de máquinas, o sistema promete mais integração com a web, uma interface amigável e soluções simples para a instalação e remoção de aplicativos.
A cada seis meses um novo Ubuntu sai for forno com novidades técnicas e de usabilidade. O sistema oferece o Dash, botão a partir do qual se acessa qualquer parte da distribuição, realiza-se buscas na internet e também no disco em que ela está instalada.
Podendo ser instalado a partir de um pendrive, o Ubuntu oferece recursos completos e inteligentes para quem busca uma alternativa gratuita, open source e funcional tanto ao Windows e ao Mac OS quanto às demais distribuições de Linux existentes no mercado.

Instalador inteligente
A instalação do Ubuntu acontece de forma descomplicada por meio de um instalador totalmente intuitivo. É só iniciá-lo e seguir as instruções indicadas na tela, que podem vir em português ou em qualquer um das dezenas de idiomas presentes no sistema. Configuração de teclado, plugins de terceiros, repartição e tudo mais, é bem simples.
Smart Scopes
Finalmente, o Ubuntu 13.10 trouxe por padrão as Smart Scopes, as lentes inteligentes do Dash do sistema.
A controvérsia novidade do sistema, acusada de fornecer dados pesquisados pelos usuários à Amazon, chega com a pinta de dar ainda mais integração do desktop com a web e também de tornar mais prática a realização de buscas.

Agora, ao pressionar o botão do Dash, você pode fazer pesquisas em dezenas de sites, como Facebook, Picasa, YouTube, Vimeo, Wikipédia, Amazon, SoundCloud, Canal do Tempo, Google News, Flickr e IMDB.
Os resultados também podem mostrar resultados de arquivos e diretórios do sistema (função já existente anteriormente) e favoritos dos navegadores Firefox e Chromium.
O serviço é “inteligente” pois, segundo os desenvolvedores, pode “aprender” a forma como é utilizado conforme isso acontece, dando mais destaques para os resultados mais relevantes.
Além disso, é possível desabilitar as lentes (cada serviço em que algo é pesquisado) para usar somente os que você realmente deseja.
Visual retocado
Como é de praxe a cada nova versão, o Ubuntu Saucy Salamander trouxe alguns retoques visuais. O mais notável deles também está no Dash, que ganha um ar mais sóbrio e tem a sua função de filtragem ampliada para trabalhar de forma integrada às Smart Scopes, que são de fato as grandes novidades do sistema.

Mais novidades
Agora, você pode criar uma nova conta no Ubuntu One, ou fazer login em uma já existente, durante a configuração da instalação, dando mais praticidade a isso tudo.
Você coloca ali seus dados de login, ou faz um novo registro, e pronto: após a instalação, sua conta estará conectada e seus arquivos da nuvem serão sincronizados com o desktop.
Outra novidade é a presença de um ícone de configuração do teclado na barra superior do Ubuntu, tornando mais acessível este setor do sistema. Programas atualizados e o Unity 7, mais fluido e preciso, também são algumas das demais novidades presentes na nova versão desta distribuição.